Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Projeto Vamos Aprender oferece conteúdos pela televisão, plataforma online e aplicativo a estudantes de todas as etapas da educação básica

Todas as notícias Categorias

16/06/2020Undime

Projeto Vamos Aprender oferece conteúdos pela televisão, plataforma online e aplicativo a estudantes de todas as etapas da educação básica

 


Para mitigar os impactos da pandemia na educação pública e oferecer aos estudantes das redes públicas de ensino alternativas de aprendizagem não presencial, a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e o Conselho Nacional dos Secretários de Educação (Consed), com apoio da Fundação Lemann, Fundação Roberto Marinho, do CIEB (Centro de Inovação para a Educação Brasileira) e da Unesco, desenvolveram o projeto “Vamos Aprender”, que oferece conteúdos pela televisão, plataforma online e aplicativo. O projeto disponibiliza, gratuitamente, programas para serem exibidos aos estudantes de todos as etapas da educação básica: Educação Infantil, anos iniciais e finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio. E possui parceria de conteúdo com várias instituições, como Canal Futura, Khan Academy, MultiRio, entre outras, que disponibilizaram gratuitamente seus materiais pedagógicos. 

A programação é de quatro horas diárias, divididas por etapas de ensino, totalizando 320 programas pedagógicos, que envolvem desde vídeos interativos, com conteúdo didático e exercícios, até textos e orientações. Todas as áreas de conhecimento são contempladas no conteúdo.

O material vai ao ar três vezes ao dia, de manhã, à tarde e à noite, em programas de 30 minutos por etapa, com exceção do Ensino Médio, que tem 120 minutos. Ou seja, são 30 minutos para Educação Infantil, 30 minutos do 1º ao 3º ano, do 4º ao 5º e do 6º ao 9º ano, e 40 minutos para cada ano do Ensino Médio (totalizando 120 minutos). O conteúdo muda diariamente e é disponibilizado no site. 

O projeto Vamos Aprender já estreou no estado do Mato Grosso do Sul e em Teresina (PI) e está sendo implementado nas cidades de Goiânia (GO), Caruaru (PE) e Uberlândia (MG).  

“Foi muito importante o Consed estabelecer a parceria com a Fundação Lemann, Fundação Roberto Marinho, CIEB e Unesco para o uso de mais um instrumento que contribui para o processo de aprendizagem dos estudantes. O uso da televisão é uma estratégia importante, haja vista que chega aos lares que muitas vezes não têm acesso à internet”, diz Cecília Motta, secretária de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul e presidente do Consed.

"Essa é uma estratégia que os municípios podem adotar neste momento que estamos vivendo, no qual as aulas estão suspensas em função da pandemia. A televisão tem um potencial muito grande: nos municípios maiores sabemos a força que tem e, nos municípios menores, muitas vezes é o veículo mais utilizado. Em meio ao isolamento social e suspensão das aulas presenciais, essa é uma maneira de criar momentos para que as crianças tenham uma rotina e continuem sendo estimuladas a aprender", comenta Luiz Miguel Martins Garcia, Dirigente Municipal de Educação de Sud Mennucci (SP) e presidente da Undime.

O diretor executivo da Fundação Lemann, Denis Mizne, destaca a importância de oferecer alternativas de ensino não presencial na pandemia:  “É um importante passo para que o ensino remoto alcance todos os estudantes, como aqueles que não têm acesso à internet. É importante que os alunos brasileiros continuem aprendendo e se desenvolvendo durante o isolamento social”, diz Mizne. 

A presidente do CIEB, Lucia Dellagnelo, reforça a necessidade de utilizar a tecnologia neste momento. "É muito importante apoiarmos as redes de ensino na oferta de conteúdos educativos que possam ser disponibilizados aos estudantes por TV e/ou plataformas digitais. Diversas tecnologias devem ser utilizadas para viabilizar a continuidade do processo de ensino-aprendizagem durante a pandemia. As escolas podem estar fechadas, mas a aprendizagem deve continuar!", diz Lucia.

“Temos que garantir o apoio à educação a todos sempre, especialmente neste cenário. Vamos Aprender será disponibilizado para que crianças e jovens de todos os segmentos escolares, suas famílias e educadores tenham acesso a recursos educacionais de qualidade pela TV e plataformas digitais das Secretarias de Educação. A TV está ao alcance da maioria e aqueles que tiverem internet poderão acessar conteúdos complementares”, diz Mônica Pinto, gerente de desenvolvimento institucional da FRM.

Acesse https://vamosaprender.tv.br/


Parceria institucional