Você está aqui: Página Inicial > Notícia > 5ª edição da Campanha #AprenderParaPrevenir está com inscrições abertas

Todas as notícias Categorias

18/08/2020Undime

5ª edição da Campanha #AprenderParaPrevenir está com inscrições abertas

Em tempos de pandemia de Covid-19, o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), unidade de Pesquisa do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), por meio do Programa Cemaden Educação lança a Campanha #AprenderParaPrevenir 2020 com o tema "Desastres, desastres, desastres! O que podemos fazer? E a educação?".

A campanha para a prevenção de desastres mobiliza a participação de escolas de educação básica, defesas civis, universidades e Institutos de Educação, Ciência e Tecnologia; e, devido ao desastre biológico do coronavírus, passa a contar com o Programa de Saúde da Família e Vigilância Epidemiológica.

Este ano o Cemaden e parceiros de âmbito nacional incentivam a criação de campanhas locais com foco nas comunidades escolares. “Com a ajuda da educação, ciência e informação, essas parcerias irão ajudar a proteger e cuidar das comunidades. É uma campanha de campanhas”, enfatiza Rachel Trajber, coordenadora do Programa Cemaden Educação.

A campanha #AprenderParaPrevenir 2020 visa contribuir para a difusão da cultura de percepção dos riscos de desastres e vulnerabilidades de cada localidade do Brasil.  “Desastres, desastres, desastres… enquanto sofremos com a pandemia, estão acontecendo inundações, deslizamentos de terra, epidemias de dengue e secas severas pelo país. Os desastres são múltiplos e podem ocorrer simultaneamente” afirma Regina Alvalá, coordenadora de Relações Institucionais do Cemaden.

Os participantes realizarão as campanhas a distância, usando recursos tecnológicos e de comunicação como sites, blogs, redes sociais, que podem utilizar diferentes linguagens (palestras, apresentações, animações, jogos, entre outras). O resultado da campanhas deve ser relatado em vídeo com até 3 minutos e inscritos no site campanha #AprenderParaPrevenir 2020. As campanhas em conformidade com as orientações do Guia serão divulgadas e receberão certificados.

Campanhas selecionadas concorrerão à premiação que será realizada de duas formas: por votação popular e por um júri técnico. Os prêmios são kits de materiais educacionais sobre redução de riscos de desastres, equipamentos meteorológicos e troféus.

A 5ª edição da #AprenderParaPrevenir, iniciativa do Cemaden será realizada até 31 de outubro.  A ação acontece em referência à data Internacional da Redução de Desastres Naturais da Organização das Nações Unidas (ONU), em outubro. Esta edição tem o apoio da American Geophysical Union, que por ocasião de seu centenário em 2018, fomentou projetos do mundo todo, entre eles o Programa Cemaden Educação.

Acesse: http://educacao.cemaden.gov.br/aprenderparaprevenir2020

Fonte: Cemaden com adaptações


Parceria institucional