Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Livro Amazônia à Mesa destaca receitas culinárias da Amazônia

Todas as notícias Categorias

19/01/2022Undime

Livro Amazônia à Mesa destaca receitas culinárias da Amazônia

Publicação estimula uma alimentação saudável e nutritiva em escolas públicas do Norte do país

 

Escrito para estimular uma alimentação saudável e nutritiva em escolas públicas do Norte do país, o livro “Amazônia à Mesa” conta com mais de 40 receitas que destacam a culinária da Amazônia e utilizam produtos da sociobiodiversidade e da agroecologia regional em seu preparo. Lançado em 2020, o livro foi elaborado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) com apoio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), autarquia vinculada ao Ministério da Educação (MEC).

A obra se propõe a somar com as ações do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), gerenciado pelo FNDE, que repassa recursos de forma suplementar aos estados e municípios para a aquisição de produtos que garantem a alimentação de mais de 40 milhões de estudantes de todas as escolas públicas brasileiras. O programa determina que 30% do valor repassado deve ser investido na compra direta de produtos da agricultura familiar e do empreendedor familiar rural ou de suas organizações.

As receitas que compõem o livro foram desenvolvidas a partir de oficinas realizadas com merendeiras e nutricionistas de escolas rurais dos municípios de Laranjal do Jari (AP) e Lábrea (AM). Entre os produtos que ganharam destaque estão açaí, cará, cariru, tucumã, urucum, derivados da mandioca, castanhas, cupuaçu, pirarucu de manejo, jaca e banana da terra. A obra também traz informações relevantes sobre organização da cozinha e higiene, nutrição e alimentação saudável, e dicas sobre a utilização do açúcar, sal e gordura.

Para ter acesso ao livro entre na página eletrônica do FNDE, ou clique aqui.

 

Fonte: FNDE

https://www.gov.br/fnde/pt-br/assuntos/noticias/livro-amazonia-a-mesa-destaca-receitas-culinarias-da-amazonia


Parceria institucional