Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Notícias Undime > Undime se reúne com novo presidente do Inep

Todas as notícias Categorias

23/02/2023Undime

Undime se reúne com novo presidente do Inep

Na pauta, foi apresentada a proposta de realização de uma pesquisa sobre as expectativas de alfabetização das crianças brasileiras ao término do 2º ano do Ensino Fundamental

 

Na tarde desta quarta-feira, 22 de fevereiro, a convite do novo presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Manuel Palácios, o presidente nacional da Undime Luiz Miguel Garcia, Dirigente Municipal de Educação de Sud Mennucci/SP e o vice-presidente Alessio Costa Lima, Dirigente Municipal de Educação de Ibaretama/CE, participaram de uma reunião para discutirem projetos e ações a serem desenvolvidas com a participação e colaboração das duas instituições. Foi o primeiro momento com o órgão após a mudança de gestão, o que para a Undime demonstra uma importante sinalização para efetividade do regime de colaboração com os municípios, no tocante às políticas nacionais de avaliação educacional.

Na pauta, foi apresentada a proposta de realização de uma pesquisa sobre as expectativas de alfabetização das crianças brasileiras ao término do 2º ano do Ensino Fundamental pelos professores alfabetizadores. A referida pesquisa será realizada em cinco pólos por região do país, onde uma amostra de professores alfabetizadores de alguns municípios e redes estaduais que ainda ofertam essa matrícula, conforme extratos a serem definidos, devem participar do estudo.

Como resultado, espera-se coletar informações para construção de padrões de desempenho esperados em alfabetização para esta idade. A pesquisa possibilitará ainda a análise com práticas utilizadas em outros países para essa mesma faixa etária.

Diante da relevância da pesquisa, sobretudo a partir das mudanças introduzidas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no que tange à consolidação do processo de alfabetização ao término do 2º ano, o presidente da Undime, Luiz Miguel Garcia, manifestou o apoio da instituição a implementação desta iniciativa, comprometendo-se com a articulação e mobilização dos municípios que vierem a ser selecionados.

Na oportunidade, o vice-presidente, Alessio Costa Lima, ressaltou a urgência da definição e oficialização pelo Inep sobre o desenho da edição do Saeb para 2023. Segundo pontuou, é importante que os gestores das redes municipais e estaduais saibam, o quanto antes, quais as possíveis mudanças desta aplicação, principalmente no que tange às séries avaliadas, se no 2º ano voltará a ser novamente a censitário por escolas, quais as matrizes de referência que serão adotadas e qual o formato dos itens a serem utilizados. Esses questionamentos têm chegado à Undime de maneira cada vez mais recorrente.

A presidência do Inep mencionou que todas essas questões estão sendo reavaliadas internamente e que em breve será realizado um momento de discussão coletiva envolvendo as três instâncias: União, Estados e Municípios.

 

Fonte: Undime 
Foto: Inep


Parceria institucional