Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Veja o resultado da 4ª Ação de Reconhecimento do Conviva

Todas as notícias Categorias

23/10/2019Undime

Veja o resultado da 4ª Ação de Reconhecimento do Conviva

Hoje, dia 23 de outubro, foram divulgados os 30 melhores relatos inscritos na 4ª Ação de Reconhecimento do Conviva! (assista ao vídeo com o anúncio dos resultados). Essas secretarias municipais de educação selecionadas, que são os semifinalistas, recebem livros infantis para suas escolas e o convite para cursos a distância. Os 10 primeiros colocados – os finalistas – participam ainda de um encontro formativo presencial no Rio de Janeiro em novembro, quando serão definidos os dois vencedores na categoria técnica. Também serão gravados vídeos das equipes no Canal Futura, e as filmagens servirão de base para a escolha do vencedor da categoria de votação popular.

Os três vencedores (dois da categoria técnica e um da categoria de votação popular) serão divulgados em 27 de novembro e premiados com uma viagem para a Colômbia em 2020 para conhecer iniciativas educacionais de êxito. A equipe da secretaria também recebe formação presencial.

Abaixo, veja quem são os 30 primeiros colocados na seleção, sendo 10 os primeiros finalistas e 20 os semifinalistas. Na página da Ação de Reconhecimento você encontra em breve os textos enviados nos relatos: conheça os trabalhos de gestão realizados de que está empenhado na melhoria da educação do país!

Finalistas: os 10 primeiros colocados (em ordem alfabética):

Baixo Guandu (ES)

Boa Viagem (CE)

Cruzeiro do Sul (AC)

Governador Celso Ramos (SC)

Itacoatiara (AM)

João Neiva (ES)

Limoeiro do Norte (CE)

Mangaratiba (RJ)

Três Rios (RJ)

Theobroma (RO)

Semifinalistas: de 11ª até 30ª posição na seleção (em ordem alfabética):

Alegre (ES)

Amaturá (AM)

Araçariguama (SP)

Arenópolis (GO)

Boa Vista (PB)

Cidade Ocidental (GO)

Goiânia (GO)

Humaitá (AM)

Itaboraí (RJ)

Jaguaré (ES)

Marechal Floriano (ES)

Nhamundá (AM)

Nova Serrana (MG)

Novo Oriente de Minas (MG)

Pancas (ES)

Rio das Ostras (RJ)

São Sebastião (AL)

Serra do Ramalho (BA)

Sobradinho (BA)

Teotônio Vilela (AL)

Processo de seleção

Na 4ª Ação de Reconhecimento do Conviva, 244 municípios se inscreveram e 84 deles passaram pela triagem, isso é, cumpriram os critérios básicos estabelecidos no edital. “Há dois anos, na última edição da Ação de Reconhecimento, tivemos 199 secretarias participantes. Agora, além de um aumento significativo no número de relatos, notamos superior qualidade técnica das equipes, que mostram trabalho sólido de gestão da educação e uso constante do Conviva para colaborar com o planejamento e organizar o cotidiano”, diz Anita Stefani, gestora da plataforma.

De acordo com o edital, a Comissão Avaliadora deveria analisar os 84 relatos de acordo com os seguintes critérios: Articulação e Mobilização, Metodologia, Aperfeiçoamento e Inovação e Fortalecimento e Desenvolvimento da Gestão (veja mais detalhes sobre os critérios acessando o edital). Com base nesses itens e em dados que indicavam o uso qualificado do Conviva feito pelas equipes, a lista foi construída.

Números, temas, estados e regiões

Dos 84 trabalhos analisados pela Comissão Avaliadora, os temas relacionados à gestão da alimentação escolar foram os mais recorrentes, correspondendo a 21% do total. Em seguida, apareceram os relatos mostrando o uso da ferramenta de Profissionais (15%), o trabalho integrado com pelo menos três ferramentas do Conviva (12%) e a ferramenta de Estudantes (10%). Os demais 42% mostraram a forma como outras áreas do Conviva são utilizadas nas secretarias municipais, como Biblioteca, Plano Municipal de Educação, Transporte Escolar, Espaços Escolares e outras.

A distribuição geográfica também foi significativa (veja gráfico abaixo). Os estados com mais inscrições válidas (isso é, que passaram na triagem) e o número registrado em cada um deles foi: Mato Grosso do Sul (10 relatos), Espírito Santo (9), Amazonas (8), Bahia (7) e Rio de Janeiro (7).

Fonte: Conviva Educação 

https://bit.ly/2Bz3dQi 


Parceria institucional