Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Fique Atento > Parceria entre Undime e Fundação Telefônica Vivo oferece cursos gratuitos e certificados para educadores

Todas as notícias Categorias

24/04/2023Undime

Parceria entre Undime e Fundação Telefônica Vivo oferece cursos gratuitos e certificados para educadores

Educação antirracista e educação socioemocional são os temas das formações. Saiba mais!

 

 

A formação continuada é fundamental para que educadores, gestores e dirigentes reflitam sobre suas práticas e reforcem o compromisso com uma educação de qualidade para todos. Pensando nisso, a Undime, em parceria com a Fundação Telefônica Vivo, abre inscrições para o primeiro ciclo deste ano de formações a distância. A iniciativa disponibiliza três cursos com temas atuais e relevantes, que já podem ser realizados na plataforma Escolas Conectadas.

As inscrições são on-line e podem ser realizadas pelo link https://bit.ly/41tq1Lc até o dia 21 de maio. É recomendado que os educadores escolham apenas um curso neste primeiro momento.

Uma vez inscritos, os participantes podem começar imediatamente e terão 45 dias para finalizar a formação. A carga horária das formações ofertadas varia entre 16 e 50 horas, sendo um curso mediado e dois autoformativos. Os educadores podem avaliar qual deles se encaixaria melhor dentro da sua rotina. A grande novidade deste ano é a possibilidade de realizar um dos cursos pelo whatsapp.

Conheça os cursos oferecidos nesta primeira oferta de 2023:

Escola para todos: promovendo uma Educação Antirracista

Por que precisamos falar sobre educação antirracista? E a Lei n° 10.639/2003: de que maneira é preciso agir para que ela seja aplicada? O curso, da plataforma Escolas Conectadas provoca uma reflexão profunda sobre todas essas questões, com foco em uma construção conjunta de alternativas de práticas de educação antirracista de acordo com as diferentes realidades educacionais em que vivemos.

Ao longo das 50 horas da formação, com mediação, os participantes poderão debater, refletir e repensar o fazer pedagógico de modo a tornar a educação cada vez mais antirracista. Será possível ainda entender a Lei n° 10.639, suas razões e implicações educacionais; compreender o conceito de ambiência racial; além de ampliar o olhar para as situações de sala de aula em que o racismo se manifesta, propondo abordagens pedagógicas transformadoras com foco no combate à discriminação e no respeito às diferenças.

Introdução à Educação Antirracista

Uma outra opção para entender mais sobre a Educação Antirracista é o curso autoformativo, de 16 horas. Aqui você tem a oportunidade de realizar um curso de introdução ao tema, navegando por grandes eixos e por planos de aula elaborados por docentes da educação básica. As propostas buscam materializar ações de combate ao racismo e de apoio à constituição sadia das identidades dos estudantes.
O curso inova ao trazer opções de abordagens pedagógicas transformadoras para a construção de uma nova ambiência racial na escola, com foco no combate à discriminação e no respeito às diferenças.

Práticas reflexivas de Educação socioemocional

No atual cenário educacional, além das competências relacionadas às áreas de conhecimento do currículo, existe outro conjunto de competências e habilidades altamente relevantes para o desenvolvimento pessoal e a formação humana integral de crianças e jovens do século XXI: as competências socioemocionais. Alinhada à concepção de educação integral, a educação socioemocional é parte do currículo obrigatório nacional por meio da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

A proposta desse curso de 16h é identificar oportunidades no cotidiano da sala de aula para o desenvolvimento das competências sociais e emocionais, tão relevantes no cenário educacional atual, reconhecendo atitudes e valores que as sustentam.

A grande novidade é a possibilidade que o educador terá de realizar esse curso pelo whatsapp.

1ª oferta de cursos da plataforma Escolas Conectadas 2023
Período de inscrição: 24 de abril a 21 de maio
Período de realização do curso: 24 de abril a 5 de junho
Para realizar a sua inscrição e iniciar a sua formação, acesse: https://bit.ly/41tq1Lc


Parceria institucional