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28/02/2020Undime

Indicador apresenta distorção idade-série para ensino fundamental e médio

A distorção idade-série é o indicador educacional que permite acompanhar o percentual de alunos, em cada série, que têm idade acima da esperada para o ano em que estão matriculados. A taxa de distorção para o ensino fundamental em 2019 é de 16,2% e de 26,2% para o ensino médio, de acordo com o mais recente Censo Escolar. As taxas são calculadas pela equipe da Diretoria de Estatísticas Educacionais do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Ensino fundamental – A pesquisa mostrou que a taxa de distorção idade-série está em queda, de 19,7%, em 2018, para 18,7%, em 2019, nas escolas da rede pública do ensino fundamental. As maiores taxas de distorção foram encontradas para os 6º, 7º e 8º anos, com 27,6%, 27,9% e 26,1%, respectivamente.

Os alunos do sexo masculino apresentam o indicador maior em todos os anos do ensino fundamental da rede pública. A taxa de distorção mais alta é observada no 6º ano, com 13 pontos percentuais de diferença.

Rede privada – As escolas privadas possuem taxas de distorção idade-série menores, mas, assim como acontece na rede pública, são os meninos, de todos os anos do ensino fundamental, que apresentam as maiores taxas, em comparação às meninas. O gráfico abaixo apresenta as diferenças entre alunos do sexo masculino e feminino da rede privada para as turmas do fundamental.

Ensino médio – A taxa de distorção para essa etapa da educação está em 26,2%, 2 pontos percentuais a menos do que em 2018. Como ocorre no ensino fundamental, no ensino médio das redes pública e privada, os alunos do sexo masculino apresentam taxas de distorção idade-série maior nos três anos do ciclo. A maior distorção entre o sexo masculino e o feminino, incluindo as redes pública e privada, encontra-se na 1ª série da rede pública, com 38,1% e 27,6%, respectivamente.

Resultados – Os dados do Censo Escolar 2019 estão publicados no portal do Inep em vários formatos. As notas estatísticas resumem os principais resultados, enquanto as sinopses estatísticas, por meio de tabelas, trazem dados desagregados por estado e município. Já o resumo técnico é um documento de referência geral e consulta rápida, que permite análises mais detalhadas.

Censo Escolar – O Censo Escolar da Educação Básica tem como data de referência a última quarta-feira do mês de maio no ano da pesquisa. Principal pesquisa estatística sobre a educação básica, o censo é coordenado pelo Inep e realizado em regime de colaboração com as secretarias estaduais e municipais de educação. Com a participação de todas as escolas públicas e privadas do país, são coletados dados de diferentes etapas e modalidades da educação básica: regular, especial, profissional e educação de jovens e adultos.

Saiba mais sobre o Censo Escolar

Fonte: Inep

https://bit.ly/2TmiJHH 


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