Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Notícias Undime > Undime recebe Prêmio Darcy Ribeiro de Educação

Todas as notícias Categorias

29/10/2019Undime

Undime recebe Prêmio Darcy Ribeiro de Educação

A Undime recebeu nesta terça-feira (29) o Prêmio Darcy Ribeiro de Educação 2019. A premiação, concedida anualmente pela Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, também teve como agraciados o Fórum Nacional Popular de Educação (FNPE) e o professor pernambucano Jayse Antônio da Silva Ferreira.

O Prêmio Darcy Ribeiro de Educação, instituído em 1998 e regulamentado em 2000, consiste na concessão de diploma de menção honrosa e outorga de medalha com a efígie do homenageado a três pessoas e/ou entidades cujos trabalhos ou ações mereceram destaque na defesa e promoção da Educação no Brasil.

A Undime foi indicada pela deputada Professora Dorinha Seabra Rezende (DEM/TO), que na cerimônia de entrega defendeu a instituição e justificou a indicação pelo relevante trabalho realizado pela Undime, no sentido de promover uma educação pública de qualidade nos municípios brasileiros.

“A Undime congrega os Secretários Municipais de Educação que cuidam da educação infantil, do ensino fundamental e, pontualmente do ensino médio, e tem a responsabilidade de cuidar das nossas crianças, dos nossos jovens nas escolas públicas espalhadas por esse país. Tem a tarefa institucional de garantir o direito, de buscar recursos, políticas públicas. Mas a Undime não é uma instituição sem rosto: ela tem a face de milhares de alunos que acreditam e esperam que a escola pública possa fazer a diferença nas suas vidas. Por isso, foi com grande orgulho que a Comissão de Educação escolheu a Undime, o professor Jayse Antônio e o Fórum Nacional Popular de Educação pra representar simbolicamente os educadores desse país, através do Prêmio Darcy Ribeiro”.   

A Deputada Professora Dorinha mencionou a PEC 15/15, a qual é relatora, reiterando  a urgência da aprovação do Fundeb, proposta que considera estratégica para a educação pública. "Estamos em um momento muito importante para construir um texto que possa representar o que o país quer assumir nos próximos anos e constitucionalizar o Fundeb. O desenho dele vai ter o rosto, a face, o compromisso que o país quer assumir com a educação na definição da Câmara e do Senado. E quero, como relatora, nos colocar à disposição, junto ao senador Flávio Arns (Rede/PR), para construir esse texto que respeite, que valorize a educação e estabeleça condições para que nosso país possa fazer um investimento contínuo, de melhor qualidade e garantir maior eficiência na aplicação desse recurso”, explicou.

Representaram a Undime o presidente Luiz Miguel Garcia, Dirigente Municipal de Educação de Sud Mennucci (SP), o vice-presidente Marcelo Ferreira da Costa, Dirigente de Educação de Goiânia (GO) e presidente da Undime GO e também o presidente da Undime Região Nordeste, Alessio Costa Lima, Dirigente de Educação do município de Alto Santo (CE).  

Em seu discurso, Luiz Miguel disse que, para a Undime, receber o Prêmio Darcy Ribeiro tem um significado muito especial. “Tal qual o trabalho do Darcy Ribeiro, que mergulhou pelas entranhas do país, a Undime só se faz existir e tem a sua significação, pois está presente em todos os 5.568 municípios desse país. Está organizada em seccionais e assim consegue fazer uma leitura dos desafios que vão desde as distâncias medidas em dias e horas de barco da região Norte, até as dificuldades de acesso das regiões mais longínquas do sertão desse país”.        

Garcia aproveitou ainda para externar a defesa pública da Undime ao substitutivo da deputada Professora Dorinha à PEC 15/15, e disse esperar por sua aprovação, para de fato trazer para a realidade o discurso tão firmado sobre a importância transformadora da educação no nosso país.

“Nós temos este desafio de construir um país que absorva sua diversidade, que faça das suas diferenças o seu maior trunfo. Nós temos na educação municipal a responsabilidade integral pela educação infantil, esta que é um período estratégico e fundamental. É preciso começar bem, é preciso promover todas as ações e desenvolvimentos daquilo que virá pela frente e esta responsabilidade hoje é dos municípios e está na mão dos gestores municipais. A Undime muito tem trabalhado para estruturar e manter alinhado todo esse trabalho na luta pelo cumprimento do Plano Nacional de Educação e todas as outras ações.”, afirma      

 

 

 

 

Fonte/Fotos: Undime


Parceria institucional