Você está aqui: Página Inicial > Notícia > FNDE lança sistema para cadastramento de nutricionistas da alimentação escolar

Todas as notícias Categorias

30/05/2023Undime

FNDE lança sistema para cadastramento de nutricionistas da alimentação escolar

SIGPNAE já está disponível para as redes públicas de todo o país
 

 

O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) lançou na última sexta-feira, 26, o Sistema de Gestão do Programa Nacional de Alimentação Escolar (SIGPNAE), que é uma ferramenta digital de cadastramento de nutricionistas. O evento foi realizado no auditório do FNDE, em Brasília, e transmitido pelo canal do YouTube da autarquia. 

O sistema tem por objetivo permitir a automatização de processos das coordenações técnicas com relação ao cadastro dos nutricionistas vinculados ao Pnae. Participaram da mesa de abertura do evento a coordenadora-geral do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), Solange Castro; a nutricionista Lorena Chaves, representando o Conselho Federal de Nutricionistas (CFN); e a coordenadora de Segurança Alimentar e Nutricional do Pnae, Deborah Bosco.

“É uma grande honra estar aqui hoje nesse lançamento do SIGPNAE. O Pnae é uma política pública educacional e de segurança alimentar e nutricional, tendo como objetivo contribuir para o crescimento e desenvolvimento biopsicossocial, aprendizagem, rendimento escolar e formação de hábitos alimentares saudáveis. Portanto, é fundamental que o FNDE possua um sistema de cadastro de nutricionistas confiável. É por meio desse cadastro que vamos manter um banco de nutricionistas atualizado e, com isso, pretendemos prestar todo apoio técnico que compete ao FNDE”, afirmou Solange Castro.

Lorena Chaves, por sua vez, destacou a atuação conjunta dos órgãos ligados aos nutricionistas e ao FNDE. “O Pnae é um dos grandes campos de trabalho do nutricionista, ficando atrás somente do Sistema Único de Saúde (SUS). O lançamento do módulo só foi possível através dessa integração entre o FNDE, o CFN e os conselhos regionais de nutricionistas. Vejo essa criação como benéfica para todas as partes, tanto para as entidades executoras, tanto para nós, nutricionistas”, comentou.

A coordenadora de Segurança Alimentar e Nutricional do Pnae, Deborah Bosco, deu mais detalhes sobre a nova ferramenta. “Agora, com o objetivo de melhorar os procedimentos de vinculação e desvinculação dos nutricionistas e alinhar as informações com os conselhos regionais, a partir do dia 1° de junho, o cadastro de nutricionistas começará a ser realizado no SIGPNAE. Esse novo sistema traz algumas alterações inovadoras e práticas, de modo a facilitar os procedimentos, com um layout mais limpo e eficiente, permitindo também a realização de buscas mediante filtro de pesquisas, emissão de relatórios e apresentação de gráficos”, explicou.

No segundo momento do evento, a agente do Pnae, Isabela Alves, realizou uma apresentação, em formato de tutorial, mostrando como os nutricionistas podem realizar o cadastro no novo sistema. Toda a explicação está disponível na transmissão do lançamento do SIGPNAE no canal do YouTube do FNDE.

Logo depois, a representante do Conselho Regional de Nutricionistas de Brasília, Marcela Gonçalves, explicou sobre a solicitação dos documentos necessários, junto aos conselhos regionais, para posterior validação do vínculo do profissional de nutrição com a entidade executora no SIGPNAE.

No final do evento, foi aberto um espaço de solução de dúvidas a respeito da realização do cadastro. Os questionamentos que não foram respondidos ou que surjam após o encontro virtual podem ser encaminhados à equipe do FNDE pelo e-mail cosan@fnde.gov.br. O evento completo está disponível no canal do YouTube do FNDE, neste link.

 

Fonte: FNDE

https://www.gov.br/fnde/pt-br/assuntos/noticias/fnde-lanca-sistema-para-cadastramento-de-nutricionistas-da-alimentacao-escolar 


Parceria institucional