Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Apresentação de projetos marca primeira edição do Fórum Extraordinário de Sergipe

Todas as notícias Categorias

31/07/2018Undime

Apresentação de projetos marca primeira edição do Fórum Extraordinário de Sergipe

A Undime Sergipe realizou, entre os dias 26 e 27 de julho, na capital do estado, seu primeiro Fórum Extraordinário. A edição inaugural do Fórum contou com a participação de Dirigentes Municipais de Educação (DME’s) e técnicos de vários municípios sergipanos.

A abertura do evento contou com a presenças do Dirigente Municipal de Educação de Alto Santo/CE e Presidente da Undime, Alessio Costa Lima, que trouxe a apresentação do modelo do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (Spaece) e da experiência do Prêmio Escola Nota 10, também implantado no estado.

Criado em 1992, baseando-se no regime de colaboração, o Spaece aplica testes de desempenho e questionários contextuais que possibilitam extrair dados para traçar um panorama da qualidade da educação dos alunos de 184 municípios e mais de 4 mil escolas cearenses. Durante a palestra, o dirigente da Undime Nacional expôs como as informações sobre os 300 mil alunos ajudam gestores das secretarias de educação a monitorar políticas, programas e projetos educacionais e como, no âmbito das unidades escolares, os dados são usados por diretores, coordenadores pedagógicos, professores, alunos e responsáveis para promover a revisão e a consolidação das do projeto político pedagógico da escola.

Para o professor Alessio, "um dos motivos do sucesso das políticas educacionais no Ceará se deve ao fato de que as propostas para área da avaliação externa ganharam continuidade e obtiveram fortalecimento ao longo das gestões dos governos”. No caso do Spaece, Alessio avalia que o programa passou por quatro gerações, desde a sua criação. “Cada uma dessas gerações é marcada por características de melhoramento do seu desenho, que vem evoluindo em termos de quantidade e qualidade a cada novo ciclo", afirmou.

Sob a coordenação do Dirigente Municipal de Educação de Itabaianinha/ SE e Presidente da Undime Sergipe, José Thiago Alves de Carvalho, o Fórum de Sergipe recebeu cerca de 100 participantes e debates sobre formas de adotar escola democrática brasileira em tempos de redução de alunos e sobre a Rede de Assistência Técnica para elaboração e adequação dos Planos de Carreira e Remuneração. Ao longo dos dois dias de encontro ainda foram discutidos temas ligados à Gestão pedagógica, o uso do Conviva para uma gestão ampliada e do cartão do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), ministrado pela Coordenadora-geral do PDDE, Maria Nazaré.

Entre os convidados também estiveram o Prefeito de Carira (SE) e de representantes do Ministério da Educação (MEC), Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Conviva Educação, do Instituto Alfa e Beto, Ômega Sistemas e Ponto ID.

Fonte: Undime / Fotos: Undime/ SE

 


Parceria institucional