Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Notícias Undime > 35 anos da Undime e centenário de Paulo Freire são comemorados em abertura do 18º Fórum Nacional da instituição

Todas as notícias Categorias

16/09/2021Undime

35 anos da Undime e centenário de Paulo Freire são comemorados em abertura do 18º Fórum Nacional da instituição

Evento que começou nesta quarta-feira (15) segue até sexta-feira (17), em Brasília/DF

Ficar por quase dois anos sem poder realizar encontros presenciais foi desafiador, não só para a Undime, mas para o mundo que se deparou com a pandemia da covid-19. Nesse período, a instituição se reinventou, tanto na maneira de estar mais perto de estados e municípios, como de fazer acontecer as últimas duas edições do Fórum.

O 18º Fórum Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação, que tem como tema central “35 anos da Undime como protagonista na construção de políticas públicas educacionais”, acontece de hoje (15), até a próxima sexta-feira (17), em Brasília/DF, de maneira híbrida, ou seja, presencial e virtualmente.

O formato presencial tem a participação de Dirigentes Municipais de Educação que compõem o colégio eleitoral da instituição. Essa modalidade ocorre com todo cuidado, respeitando os protocolos de saúde e segurança em virtude da pandemia. Já o formato virtual, conta com um público mais abrangente, dirigentes e técnicos de secretarias municipais de educação adimplentes com a Undime, ano de referência 2020 ou 2021.

A solenidade oficial de abertura, que trouxe como tema “35 anos da Undime como protagonista na construção de políticas públicas educacionais”, contou com a presença de Luiz Miguel Martins Garcia, presidente da Undime e Dirigente Municipal de Educação de Sud Mennucci/SP; Israel Batista, deputado federal e presidente da Frente Parlamentar Mista da Educação; do prefeito de Sud Mennucci/SP, José Urbino dos Santos; Mauro Rabelo, secretário de Educação Básica do Ministério da Educação; Victor de Angelo, presidente do Conselho Nacional dos Secretários de Educação (Consed); e da deputada federal, professora Dorinha Seabra Rezende, presidente da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados.

Em pronunciamento, Luiz Miguel destacou que “estar aqui neste momento tem um significado muito forte para mim e para a educação brasileira. Nós comemoramos os 35 anos de existência da Undime e o centenário do nosso patrono educacional, Paulo Freire, um dos educadores mais respeitados do mundo. Sua reflexão nos proporcionou instrumentos que serão muito importantes para a educação nesse momento de retomada que vivenciamos em todo o Brasil”.

Em seguida, Mauro Rabelo, secretário de Educação Básica do Ministério da Educação, compartilhou a sua satisfação em estar representando o Ministro da Educação Milton Ribeiro, e em tempo disse ter a educação no sangue.

“Estamos colocando a tônica da escuta, do diálogo e do fortalecimento do regime de colaboração na secretaria de educação. Aprendemos muito nesse período de pandemia. A gente sabe que vai encontrar desafios cada dia que a gente se levanta, bons desafios, porque a causa é nobre. Nós vamos pensar como ajudar a superar e a recuperar as lacunas desse longo período sem aulas presenciais. Juntos somos mais fortes. Nesse momento nossos estudantes precisam de acolhimento, cada um enfrentou ou está enfrentando o período da pandemia de uma forma diferente”, destacou.

Para o deputado Israel Batista, a Undime é uma verdadeira protagonista na construção de políticas públicas. O representante da Frente Parlamentar Mista da Educação coloca a instituição como essencial para assegurar o contato com o Congresso Nacional, uma vez que trabalha com as realidades dos municípios.

“São 35 anos dando suporte aos gestores dos municípios. A Undime é uma grande parceira na defesa da educação em todos os níveis, não só municipal. A luta que a instituição exerce em pautas prioritárias não será esquecida”, finalizou Israel.

Encerrando a mesa de abertura, a deputada federal, Professora Dorinha, destacou a capilaridade e o comprometimento que os educadores tiveram para conseguir enfrentar e votar na Câmara o novo Fundeb, praticamente por unanimidade. Dorinha ainda acrescenta que há muitas lutas pela frente, como por exemplo a PEC 13/2021, que tem como foco desvincular os recursos da educação.

“Não é verdade que não houve educação em 2020 e 2021, houve sim uma superação enorme. Tivemos que aprender a lidar com a aplicação das desigualdades. Essa tarefa da nossa retomada da educação significa que não podemos deixar ninguém para trás e precisamos sim de financiamento, não podemos nos permitir pensar que a educação tem dinheiro sobrando”, finalizou.

Cem anos de Paulo Freire: o caráter político da educação

A segunda mesa da noite com o tema “Cem anos de Paulo Freire: o caráter político da educação”, contou com a participação de José Eustáquio Romão, diretor e fundador do Instituto Paulo Freire Brasil. Emocionado, José Eustáquio agradeceu o convite e a homenagem a Paulo Freire, com o qual teve a honra de trabalhar por 15 anos.

“Me orgulha muito estar aqui. Quero agradecer, emocionado, essa homenagem ao Paulo Freire, com o qual tive a honra de trabalhar por 15 anos. Antes de ser patrono da Educação, Paulo Freire foi patrono da Undime, foi também secretário de educação, convencido de que a educação do país vem da educação básica, daquela educação da localidade, dos municípios. A educação municipal é essencial. Nenhum país resolve os problemas da educação sem resolver os problemas da educação básica”, declarou o fundador do Instituto Paulo Freire.

Lançamento da nova identidade visual da Undime

No encerramento do primeiro dia do 18º Fórum Nacional, o presidente da Undime, Luiz Miguel Garcia, apresentou a nova identidade visual da instituição. Construída a partir de cores e elementos que remetem à primeira logo, o símbolo traz tons de amarelo e azul e comemora os 35 anos da organização.

Fonte: Undime


Parceria institucional