Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Undime Rio Grande do Norte promove seminário sobre planejamento na Educação e ações práticas para a gestão pública municipal

Todas as notícias Categorias

19/12/2022Undime

Undime Rio Grande do Norte promove seminário sobre planejamento na Educação e ações práticas para a gestão pública municipal

Evento aconteceu de 14 a 16 de dezembro, na capital

 

Dirigentes Municipais de Educação do Rio Grande do Norte, prefeitos, vice-prefeitos e equipes técnicas das Secretarias Municipais de Educação estiveram reunidos nos dias 14, 15 e 16 de dezembro, em Natal, para participar do Seminário "Planejamento na Educação: ações práticas para a gestão pública municipal". O evento, promovido pela Undime/RN, reuniu 184 participantes e teve por objetivo nortear ações de planejamento na área de gestão nas secretarias municipais junto às escolas públicas de cada território, buscado alinhar as estratégias a nível municipal, estadual e federal para melhor eficiência da administração pública.

O presidente da Undime, Luiz Miguel Garcia, Dirigente Municipal de Educação de Sud Mennucci/SP, desembarcou na capital potiguar para participar do Seminário. Garcia esteve na abertura do evento e, na sequência, palestrou sobre o Plano Nacional de Educação e os desafios para o cumprimento da Lei 13.005/2014, que institui o Plano. Na ocasião, destacou como desafios do PNE a instituição do Sistema Nacional de Educação, a revisão do pacto federativo e a regulamentação e efetivação do regime de colaboração. Além disso, elencou pontos ligados à Educação Infantil, Ensino Fundamental, a valorização dos profissionais da educação, financiamento, entre outros, que precisam ser considerados para avançarmos no cumprimento das metas e estratégias do atual Plano.

O evento promoveu ainda debates sobre Regime de Colaboração; enfrentamento da cultura do fracasso escolar; Educação Infantil e a construção de currículos no cotidiano; ações práticas que podem influenciar no comportamento e aprendizagem de crianças com TDAH e TEA; Educação Integral e os caminhos e possibilidades; e bons resultados na gestão educacional com base em evidências.

A presidente da Undime/RN e Dirigente Municipal de Educação de Rio do Fogo/RN, Joária Vieira, descreveu que os encontros da seccional são excelentes oportunidades para fortalecimento das ações, bem como norteadores para estratégias de aperfeiçoamento. "Temos feito um esforço para oferecer sempre uma nova experiência às equipes. Acreditamos que momentos como esses são importantes para todos".

Fonte: Undime com informações da Undime/RN
Fotos: Josenildo Filho, Undime/RN


Parceria institucional