Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Notícias Undime > Undime Santa Catarina realiza seminário para debater educação infantil

Todas as notícias Categorias

20/10/2022Undime

Undime Santa Catarina realiza seminário para debater educação infantil

Evento reúne mais de 750 participantes em Blumenau


(Foto: Undime SC)

A Undime Santa Catarina realiza, nos dias 19 e 20 de outubro, Seminário da Seccional para debater a "Primeira Infância e Alfabetização". O evento recebe, no Teatro Carlos Gomes, em Blumenau (SC), mais de 750 participantes, entre professores, gestores escolares, dirigentes de educação e equipes técnicas de municípios catarinenses e dos estados do Ceará, Mato Grosso do Sul, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Tocantins.

A abertura do seminário foi conduzida pela presidente da Undime SC e Região Sul, Patrícia Lueders, Dirigente Municipal de Educação de Blumenau, nesta quarta-feira (19). Participaram também da cerimônia o prefeito de Blumenau, Mário Hildebrandt; a vice-prefeita, Maria Regina de Souza Soar; o prefeito de Florianópolis, Topázio Neto; o presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Marcelo Lopes da Ponte; o secretário de Educação Básica do Ministério da Educação (SEB/MEC), Mauro Rabelo; o vice-presidente nacional da Undime, Alessio Costa Lima, Dirigente de Educação em Ibaretama/CE; e representantes da Secretaria de Educação do Estado de SC, do Conselho Estadual de Educação, Ministério Público de Santa Catarina, UNICEF, Fundação Maria Cecília Souto Vidigal (FMCSV) e da Câmara Municipal de Blumenau.

Uma apresentação cultural, feita pelo Projeto Fábrica de Gaiteiros e Banda da Escola Básica Municipal Bilíngue Duque de Caxias, marcou a cena ao mostrar um pouco da tradição alemã, na recepção aos participantes.

A programação do evento contou com visitação às práticas pedagógicas implementadas pelos CEIs Irmã Mª Christa Prüllage, Emília Piske e Profª Marlise Strittorst Theis; palestra sobre questões socioemocionais, com a psicóloga e educadora, Camila Cury; e palestra sobre a Primeira Infância e os tempos e espaços de aprendizagem, ministrada pela presidente da Undime SC. "Trouxemos a realidade de Blumenau, mostrando que é possível ter uma educação infantil de qualidade, a partir do trabalho com brinquedos não estruturados, com elementos da natureza, permitindo que as crianças se tornem protagonistas da própria aprendizagem”, afirmou Lueders.

Lançamento

Ainda no dia 19, o evento contou com o lançamento da publicação "Desigualdades na garantia do direito à pré-escola", elaborada pela Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal, com apoio da Undime e UNICEF. O material apresenta dados que caracterizam as crianças que frequentam e não frequentam a pré-escola nos municípios brasileiros. Os resultados evidenciam as desigualdades sociais no país: as crianças em situação de vulnerabilidade têm maiores riscos de não frequentar a pré-escola. O estudo demonstra ainda a urgência de ações articuladas por diversos atores da sociedade para que todas as crianças brasileiras tenham o direito à educação garantido.

Após o lançamento, uma comemoração aos 35 anos da seccional catarinense marcou o encerramento das atividades neste no primeiro dia do evento.

A quinta-feira (20) iniciou com uma palestra sobre alfabetização nos anos iniciais e a provocação sobre o que é preciso para que esse direito seja assegurado, com Maria Regina Passos. Regina Shudo falou, na sequência, a respeito de vivências e experiências para o desenvolvimento das funções executivas. À tarde, os participantes acompanham palestra de Sônia Fachin sobre como consolidar as aprendizagens da alfabetização e Beatriz Ferraz fala sobre contextos provocativos e como valorizar a curiosidade na Primeira Infância.

O seminário conta também com um espaço destinado à exposição de produtos e serviços numa grande feira, repleta de inovações tendências e soluções educacionais.

Fonte: Undime com informações da Undime SC


Parceria institucional